**

Minha foto
Nome:
Local: Garuva, SC, Brazil

Professor de História concursado e lotado na Escola Municipal Vicente Vieira, em Garuva-SC. Policial Militar desde agosto de 1989, atualmente está destacado na PM de Garuva. Historiador formado pela UNIASSELVI e Pós-graduado em História Cultural pela FACEL de Curitiba-PR. Casado com Viviani, Pai do Giovanni e da Fernanda. Um Garuvense Feliz e Realizado!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009





SÃO OS VOTOS DA FAMÍLIA VICENTINA!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


AMIGOS COMO IRMÃOS!


UMA PRODUÇÃO
PROFESSOR MARCIO

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


UMA VIAGEM PARA RECORDAR!

Para alguns pode ter sido somente mais uma viagem de passeio, porém, para a maioria foi a viagem inesquecível da 8ª série – aquele tradicional que até nós não esquecemos. No último dia 14 de dezembro, as oitavas séries 02 (matutino) e 04 (vespertino) da Escola Municipal Vicente Vieira foram ao Parque Aquático Águas Claras em Matinhos/PR para comemorarem o encerramento do Ensino Fundamental. Acompanhados dos professores Marcio e Heloy de Matemática, Bárbara (Educação Física), Maria Lúcia (Português), Edevânio (História) e Marcelo (Geografia), 36 alunos divertiram-se incansavelmente nas piscinas, toboáguas, bóias, caiaques, pedalinhos, etc. A viagem foi custeada pelos próprios alunos que, durante o ano, fizeram promoções capazes de arrecadar o valor necessário para tal proeza, bem como, receberam auxílio da comunidade externa. Alguns foram os destaques da viagem, como por exemplo, o Professor Márcio que conseguiu (de cabeça para baixo e caiaque para cima), bater todos os recordes possíveis na corrida do caiaque – uma verdadeira revelação. Outra que mereceu atenção especial foi a Viviane (8ª 04) que se não fosse a professora Maria Lúcia dar as mãos a ela, a passagem do ferry boat não iria acontecer. E teve também as 10 estalecas encontradas pelo Thiago (8ª 04) no fundo da piscina, os namoricos típicos da adolescência e muito mais. Valeu muito a pena pessoal. Fica o desejo de sucesso e vida longa pra todos vocês. Grande abraço da Escola Municipal Vicente Vieira e vão com Deus.


Fotos e Texto
Marcelo Tavares

domingo, 13 de dezembro de 2009


FÉRIAS ANTECIPADAS

Quem antecipou as Férias foi nossa Supervisora Kika, que está de Licença Maternidade. A família aumentou e com certeza o Papai Noel da residência Vitório trabalhará dobrado este ano! Porém, em virtude disto, centenas de orfãos temporários lamentam a ausência desta "Mãezona"!

Felicidades Kika e não esqueça que a Família Vicentina te espera anciosamente !

sábado, 12 de dezembro de 2009


PROFESSORES NO GESTAR II

Professor Marcio e professoras Maria Lúcia e Suelen

Na última quarta-feira (02/11), professores da rede municipal de GARUVA e professores de ITAPOÁ reuniram-se nas dependências da APAE da cidade de ITAPOÁ, para conclusão do curso de formação continuada. Gestar II. O Programa oferece a formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas.

O programa inclui discussões sobre questões entre a prática e a teoria, busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. O término do curso foi a apresentação de maravilhosos projetos, e logo após os professores/alunos foram agraciados com um belo coquetel.


Fotos: Prof. Marcio
Texto: Prof. Maria Lúcia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


MÚSICART- AUDIÇÃO 2009






É HOJE !

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!
GARUVA VAI PARAR !
SÓ PARA VOCÊ OUVIR!

A apresentação trará composições da nossa terra e nossa gente. Músicas que falam do povo que mora entre Montes e Planícies Verdejantes! Músicas que exaltam nosso lindo Torrão!

PRESTIGIE! PARTICIPE!
SUA PRESENÇA É A GRANDE ATRAÇÃO!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


TRABALHO NOTA DEZ!


A HISTÓRIA DA MINHA RUA
LUANA APARECIDA DE OLIVEIRA FALCÃO
8ª Série 03

RUA AFONSO PEREIRA DA ROCHA

Na minha rua uma das moradoras mais antiga é a minha avó de 73 anos e minha vizinha que mora na minha rua há décadas. Na minha rua tem a professora Telma que trabalha na APAM e o policial Djalma. Antigamente minha rua não tinha asfalto, era muito ruim, pois quando chovia formavam-se poças de água suja e lama.
A Rua Afonso Pereira da Rocha inicia no cruzamento da Avenida Paraná, próximo ao Lobinho, e se estende atravessando a Rua Carijós e descendo até a nossa querida Geórgia Paula, tendo o seu fim no Clube Imperial, mais conhecido como o Salão do Beno.
Minha família morava na Rua Afonso Pena, viemos morar na Rua Afonso Pereira da rocha em 1999.
Na minha rua aconteceram vários fatos marcantes, mas um deles me marcou mais, foi a falta de energia elétrica, todos ficaram no escuro sem nenhuma orientação de onde estavam principalmente, quem estava na rua. Certa hora enquanto não chegava a luz, eu presenciei um roubo. E como estava escuro não consegui ver quem era.
No dia seguinte, quando já tinha voltado luz, o morador da residência, percebeu que algo estava faltando dentro de sua casa, então foi até a delegacia da cidade, notificar que havia sido roubado. E horas depois o ladrão foi capturado, e tudo acabou bem.
Na minha rua, não tem nada de bom se olhar pelo lado crítico. Mas, por outro lado, os moradores se dão muito bem, todos se conhecem, todos se respeitam e tratam-se como se fizessem parte de uma grande família: A Família Geórgia Paula, ou a Família da Vila, se assim preferir. Independentemente do carinhoso apelido, podemos dizer que a Nossa Vila tem vários aspectos bons, a começar pela minha rua: Afonso Pereira da Rocha, particularmente falando; uma rua calma, onde crianças brincam e se divertem, onde donas de casa colocam seu papo em dia, e nos finais de semana descansam de uma dura jornada.
A maioria dos moradores da minha rua participa pelo menos uma vez por semana, de encontros religiosos, onde rezam e confraternizam-se, fortalecendo suas amizades e acima de tudo a sua fé em Deus. Um dos maiores valores da minha rua é a amizade, ingrediente indispensável para uma boa convivência.
De vez em quando, a tranqüilidade da Rua Afonso Pereira da Rocha, é quebrada por alguns indivíduos, que em minha opinião não tem nada de mais importante para fazer, e incomodam os moradores da rua. Uma das impertinências que os tais desocupados executam, é o chamado “cavalinho de pau”, feito com carros e motos barulhentas.
Além de ter um movimento desnecessário de motos, pois na maioria das vezes as motos que freqüentam a Rua Afonso Pereira da Rocha, são motos de trilha, como o próprio nome já sugere são impróprias para o uso em vias urbanas, incomodando várias pessoas, tanto da rua onde eu moro como os moradores que moram perto da minha casa.
Os moradores necessitam de mais proteção, e mais atenção aos acontecimentos que ocorrem na nossa rua, dando prioridade à fiscalização constante a essas motos que tanto irritam os moradores. Na minha rua há apenas um comércio, um bar que já está funcionando desde 2004. Eu adoro minha rua, meus vizinhos e minha família e acima de tudo Amo Minha Querida Vila.

LUANA APARECIDA DE OLIVEIRA FALCÃO
Escola Municipal Vicente Vieira
8ª Série 03

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009



ÚLTIMOS AJUSTES!

Os ensaios na Casa da Juventude estão em ritmo acelerado. Afinal a Audição 2009, acontecerá nesta quinta-feira, dia 10 de Dezembro às 19:00. As crianças atendidas pelo Projeto "MUSICART" se apresentarão no Ginásio de Esportes Evandro Nagel.

Para o Coordenador do Projeto , Elvis Ney Estevam, a Audição, será um marco Cultural para o Município de Garuva. A crianças esperam e precisam ser prestigiadas com a presença do grande público, que poderá acompanhar o progresso dos jovens musicistas Garuvenses.

A apresentação trará composições da nossa terra e nossa gente. Músicas que falam do povo que mora entre Montes e Planícies Verdejantes! Músicas que exaltam nosso lindo Torrão!

PRESTIGIE! PARTICIPE!
SUA PRESENÇA É A GRANDE ATRAÇÃO!

Att:
Edevânio Francisconi Arceno

domingo, 6 de dezembro de 2009


DIA 10 ESTÁ CHEGANDO!

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!
GARUVA VAI PARAR !
SÓ PARA VOCÊ OUVIR!


FLAMENGO É CAMPEÃO!



PARABÉNS AOS FLAMENGUISTAS VICENTINOS!
PELA CONQUISTA DO CAMPEONATO
BRASILEIRO DE 2009!

sábado, 5 de dezembro de 2009


COISA DE MENINO
A delicada relação de Gênero, intrínseca nos Livros Didáticos.Este é o tema do meu novo artigo. Você pode conferir Clicando no Link abaixo:


Att:
Edevânio Francisconi Arceno



HORTA ESCOLAR É DESTAQUE EM GARUVA


“Um trabalho realmente multidisciplinar que contou com a parceria efetiva de alunos, professores, funcionários, gestores, especialistas, pais e comunidade em geral”. É assim que a professora de Ética e Cidadania Tânia Back definiu a horta escolar da Escola Municipal Vicente Vieira. A iniciativa se deu através da Secretaria Municipal de Educação e a proposta teve grande aceitação na comunidade escolar. Em um espaço até então improdutivo entre dois blocos da escola, nasceu uma horta ecologicamente correta e que atualmente é capaz de produzir alimento para nutrir diariamente a merenda escolar de aproximadamente 1.100 alunos.

Os canteiros são em forma de mandalas confeccionados com garrafas Peti e a adubação totalmente orgânica. Além disso, a variedade dos produtos cultivados é outro grande diferencial, pois o espaço oferece acelga, couve, chicória, cenoura, vagem, alface, rúcula, temperos variados, beterraba, nabo, chicória, entre inúmeras outras opções sadias para a alimentação dos alunos. O trabalho de construção da horta também promoveu produções pedagógicas diversas, como por exemplo, em Ciências estudou-se a real função dos alimentos para o organismo humano, em Matemática desenvolveu-se atividades acerca das dimensões territoriais e em Língua Portuguesa criou-se diversos textos acerca do assunto. Além disso, a comunidade escolar passou por um movimentado concurso para escolha do nome para a horta que ficou definido como Verduras Ki Delícia. Para os alunos da 8ª série 04, “participar da construção da horta na nossa escola, nos remeteu a sensação de que podemos ser cada dia melhor e oferecer qualidade às pessoas, por isso, precisamos participar efetivamente das ações para as mudanças acontecerem”. A Horta Escolar Verduras Ki Delícia da Escola Municipal Vicente Vieira está esperando sua visita.

Foto: Acervo da Escola Municipal Vicente Vieira
Texto: Marcelo Tavares

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GARUVA VISITA COMUNIDADE DO QUIRIRI
No último dia 19 de novembro, a Diretora de Ensino de Garuva Neusa Regina Wachholz esteve em visita ao Clube de Mães do Quiriri a fim de conhecer o funcionamento e as ações desenvolvidas por aquela organização. Após a excelente recepção e característica daquele povo trabalhador e gentil, as mães mostraram seus belíssimos trabalhos em crochê, tricô e bordado e explicaram aos visitantes sobre o Programa Arca das Letras que foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003 a fim de promover o acesso á leitura por meio da implantação de bibliotecas em comunidades rurais brasileiras. Essa iniciativa atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas. Para a dona Diva que é uma das líderes do Clube “organizar a comunidade a fim de promover ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas é dever de todo cidadão e nós estamos fazendo com muita seriedade a nossa parte”.

Fotos: Neusa Wachholz
Texto: Marcelo Tavares

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009



II Mostra Educacional

Convidamos Vossa Senhoria para a II Mostra Educacional e IV Feira do Projeto Sócioambiental Ser Cidadão que acontecerá no Ginásio de Esportes Evandro Nagel, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2009.


10/12/09: Início às14 horas.
10/12/09: Início às 19 horas, Audição 2009 “MUSICART”.
11/12/09: Início 09 horas.


“ Paz na terra aos homens de boa vontade...”


Vossa presença será imprescindível.




.....JOÃO ROMÃO...................................................... MÁRCIA CORRÊA
....Prefeito Municipal................................. Secretária M. Educação Esporte e Cultura


FILME “O RIO E EU”

SERÁ REALIZADO EM GARUVA


Um romance inocente que teve seu início em 1940 em meio as maravilhas naturais da cidade de Garuva e região. É assim que se resume o Filme “O Rio e Eu” que terá o começo das filmagens em nosso município ainda em novembro. A escolha por Garuva como cidade cenário levou em consideração as belezas naturais oferecidas, bem como, o fato da Marcegaglia do Brasil - grande parceira estratégica do projeto - estar dentro dos limites de nossas terras. Para o diretor do filme Diego Lopes “Garuva oferece o ideal no tocante ao que procurávamos, ou seja, um lugar paradisíaco, acolhedor e com gente maravilhosa capaz de ressaltar e enaltecer não somente o próprio município, mas também, toda a região”. No último dia 11 de novembro no Ginásio Evandro Nagel, a direção do filme em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Garuva e o Projeto de Educação Socioambiental SER Cidadão, realizaram uma pré seletiva em busca do casal mirim que terá a responsabilidade de protagonizar o curta metragem. Aproximadamente 300 crianças compareceram acompanhadas dos pais ou responsáveis e desenvolveram testes, incluindo o de câmera, para análise e escolha dos responsáveis.


Conforme a coordenadora do Projeto de Educação Socioambiental Ser Cidadão, Suélen Veiga dos Santos “todos estavam dispostos a fazer o seu melhor e isso nos emocionou muito. A essência encontrada somente nas crianças deixa qualquer trabalho sensacional, puro e perfeito. A nossa expectativa é enorme em relação ao produto final que acreditamos que ficará um verdadeiro espetáculo”. O filme deve estrear em Garuva no final de junho de 2010 e deverá ter de 17 a 18 minutos. Além da nossa Marcegaglia do Brasil aqui de Garuva, existem também outros apoiadores, como a Celesc, a Ciser, a Fiação São Bento, etc.

Fotos: Neusa Wachholz
Texto: Marcelo Tavares